terça-feira, 7 de julho de 2009

Poda II


ABRINDO UMA PLANTA DENSA:


Comece eliminando os ramos fracos e doentes. (É bom não esquecer que, após a poda, crescerá um novo ramo, mais fino do que aquele que foi eliminado.) Continue removendo os ramos até que você obtenha o efeito desejado. Faça sempre o corte logo acima de uma gema. Se você pretende remover um ramo inteiro, corte-o bem junto da interseção com outro ramo maior.


REMOVENDO RAMOS LADRÃOES:


Algumas plantas produzem brotações grandes e vigorosas, mas que lhes dão aspecto desordenado. Esses brotos podem ser removidos em qualquer época do ano.


DANDO FORMA À PLANTA:


Procure estudar cada ramo cuidadosamente e escolha o ponto onde irá fazer o corte. Esse procedimento é especialmente importante com bonsais.
Lembre que o novo ramo crescerá na direção em que apontam as gemas.


UMA PLANTA MAIS DENSA:


Se você deseja uma planta mais baixa e arbustiva, faça uma poda severa, deixando os caules com altura de 15 a20cm. Esse processo propiciará a produção de três ou mais brotações por caule. O adensamento de outras plantas como os coléus, por exemplo, pode ser estimulado pelo desponte dos ramos. Quando um novo ramo atingir 15 a 20 cm de altura, corte de 7 a 10 cm da ponta; pode da mesma maneira os 2 novos ramos que se formarem. As pontas cortadas podem ser usadas para novas mudas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário