quinta-feira, 17 de setembro de 2009

O SEGREDO DAS ERVAS


Louro


É outra erva que lembra sítio, vida no campo, feijão cozinhando lento na panela de ferro, sobre o fogão a lenha. A culinária é o campo por excelência daquela que é considerada mais “a mais nobre das plantas”.


Símbolo da vitória e da paz coroava reis e príncipes No século II, o médico grego Galeno já empregava a planta nos tratamentos que prescrevia. O único senão é que ela tem um crescimento extremamente lento. Em compensação, pode viver dezenas de anos. E é sempre bom tê-la por perto, fresca ou desidratada. Nenhum mal consegue se aproximar de quem tem o louro por protetor.


Parte utilizada: Folha

Ajuda a tratar de: Bronquites. Crônicas, gripes, problemas digestivos, reumatismo.

Malva


A malva é uma erva belíssima, com folhas grandes, de várias pontas, e flores coloridíssimas: amarelas, rosadas, brancas, roxas. Assim, não foi à toa que ela acabou ganhado espaço como planta ornamental. A malva tem qualidades medicinais preciosas e cresce no Brasil inteiro.


Partes utilizadas: Flor, folha e raiz

Ajuda a tratar de: Aftas, bronquite, catarro, eliminação de toxinas, garganta inflamada, gastrite inflamações bucais, irritação nos olhos, retenção de líquidos, tosse, úlceras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário